Você conhece Royal Huddleston Burpee?

Já fez um burpee? Ou 30? Já abortou um WOD que requer, digamos, cinco rodadas de 15 burpees? Se assim for, você pode querer alguém para culpar por trazer esse movimento exclusivamente castigador para o mundo e para a atenção de seu coach. Então, para quem podemos sacudir nossos punhos suados e exaustos?

É difícil saber exatamente quem é o responsável pelo burpee de hoje, embora seja divertido imaginar um vilão torcendo o bigode e rindo ruidosamente enquanto legiões de exaustos mortais se arrastam em cada um deles. Podemos no entanto, identificar a pessoa que certamente não é culpada pelo movimento como a conhecemos hoje: o inventor e homônimo do exercício, Royal Huddleston Burpee.

Royal H. Burpee era um fisiologista da cidade de Nova York que inventou uma versão mais suave (e menos atormentadora) do movimento, com a intenção de que fosse feito apenas quatro vezes seguidas como parte de um teste de condicionamento físico. Na verdade, ele até falou contra seu movimento sendo feito em grandes volumes. Embora existam apenas duas cópias remanescentes da tese de Burpee, fomos capazes de compreender as origens na neta do próprio Burpee - Sheryl Burpee Dluginski.

Sheryl explicou que seu avô era um "fanático por fitness" antes de Jack Lalanne. Numa época em que a ciência do exercício estava mais preocupada em medir a aptidão das pessoas comuns (começando com os novos membros da YMCA no Bronx, onde Burpee trabalhava). Então, em 1939, quando Burpee era um candidato a PhD de fisiologia aplicada no Teacher's College, na Universidade de Columbia, ele inventou um movimento de quatro ciclos, ainda sem nome, que forneceria uma maneira rápida e precisa de avaliar o condicionamento físico. Só mais tarde evoluiria para a besta de seis ciclos que conhecemos hoje.

Sheryl conta ainda que o exercício original era simples:

  1. Agacha-se e coloca as duas mãos no chão à sua frente
  2. Salta e fica na posição de prancha
  3. Salta com os pés a frente, ficando agachado.
  4. Volte a ficar de pé.

Para administrar o teste de condicionamento físico, Sheryl diz que seu avô fez cinco avaliações da frequência cardíaca antes e depois de quatro burpees e elaborou uma equação que avaliou com precisão a eficiência do coração ao bombear sangue.

 

Do teste de condicionamento físico à tortura

Hoje em dia conhecemos o burpee como um movimento corporal que envolve seis ciclos ou seja, um único exercício que exige que o atleta se mova por seis diferentes posições o mais rápido possível:

  1. Agacha-se e coloca as duas mãos no chão a sua frente, em meio ou fora de seus pés
  2. Salta com ambos os pés e fica na posição de prancha
  3. Faz um flexão, onde seu peito deve tocar no chão
  4. Volta a posição de prancha
  5. Salta com os pés a frente, ficando agachado
  6. Explosivamente, salta, levantando os braços para cima.

Embora o burpee original tenha sido muito menos intenso do que o movimento que conhecemos hoje, foi considerado especialmente taxativo, tanto que os militares o adotaram em 1942 como parte de seu teste de aptidão para os homens que se alistaram nas forças armadas durante a Segunda Guerra Mundial. Como parte do teste geral, os soldados foram obrigados a executar burpees por 20 segundos seguidos. Em 1946 no entanto, os militares exigiam burpees por um minuto inteiro. A realização de 41 repetições nesse tempo era considerada excelente, enquanto menos de 27, era reprovado.

Em suma, Burpee nunca pretendeu que seu modesto movimento fosse usado como uma maneira particularmente dura de entrar em forma. Mas graças a popularidade de programas de força e condicionamento como CrossFit, eventos como Spartan Races, CrossFit Games e Civilian Military Combines, o burpee não só veio para ficar, como também trouxe outras ótimas variações como o burpee box jump, burpee pull up, burpee jump over the bar entre outros.

Agora que já lhe apresentamos o Royal, nos diga com toda a sinceridade: Você o ama ou o odeia com todas as forças?

 

Royal H Burpee
Nascido em 11 de Setembro de 1924
Faleceu em 07 de Agosto de 2004 aos 79 anos.

Comentários no Facebook

© Venatio® Treinamento Esportivo Ltda
Av. Brasil, 1251 - Sala 03
Centro
(46) 3199-5090
Pato Branco-PR

Horários de treinamento:
06h00 às 08h00
16h30 às 20h30

Como chegar

Baixe nosso aplicativo