E aí... Tem gostado de treinar conosco? Temos nos esforçado a cada dia para tornar sua experiência na Venatio ainda melhor. E é com esse propósito que estamos criando esse artigo, para que possamos tornar a nossa convivência ainda mais agradável.
Sempre em nossos treinos utilizamos equipamentos em comum, seja ele uma barra, uma Medicine Ball ou até mesmo o espaço em si. Alguns detalhes mais técnicos a nível de manutenção, preservação e sanitização acabam sendo cobrados dos alunos porém não se sabe o motivo. Aqui vamos tentar esclarecer alguns tópicos que tornam a vida do aluno mais fácil e mais segura.
Cuidados com as barras
As barras não são projetadas para absorver impactos. Isso mesmo... As barras não são projetadas para absorver impactos, já as anilhas sim. Nunca solte a barra sem no mínimo o mesmo peso em anilhas devidamente fixados a ela. O impacto pela qual ela não foi projetada danificará as buchas, os rolamentos ou o seu balanço. Em qualquer uma das hipóteses a falta de rotação ou balanço da barra agredirá suas articulações dos punhos, cotovelos e ombros. O equipamento estraga, você se machuca, o coach leva a culpa e a box tem prejuízo. Todos perdem.
Não pise na barra. A barra é projetada para ser usada com as mãos e não os pés. É nosso costume vir para o treino com o tênis já calçado nos pés de nossa casa. Pelo caminho, passamos por muitos locais contaminados. Construa mentalmente este cenário: Sua dupla se prepara, sai de casa, entra no carro, vai até a box, estaciona, tranca o carro, vai correndo pra box (pois está quase atrasado), acidentalmente pisa numa caquinha de cachorro, começa o treino, no WOD ele monta a barra, posiciona a barra no lugar COM OS PÉS (sujos de caquinha) e você - a dupla - inicia o WOD numa série de 10 front squat.
Presilhas não são bolas de vôlei. É comum jogarmos as presilhas no cesto após o treino ou durante a montagem da barra. Com o impacto, no passar do tempo elas perdem a integridade estrutural e já não fixam com eficiência as anilhas na barra. Com isso, durante o treino as anilhas podem soltar da barra podendo causar lesão ou acidente com outros alunos. Por isso, nunca jogue as presilhas. Coloque-as sempre com cuidado.
Limpar o calçado ao entrar na área de treino
Do mesmo princípio que ilustramos nos cuidados com a barra, vale também para o ambiente de treino. Como é comum deitarmos ou sentarmos no chão durante o warm-up ou wod, é importante que nossos tênis passem por uma sanitização para que possamos manter o ambiente de treino o mais limpo possível. Então, nada de pular pelos tapetes umedecidos, nem mesmo quando voltamos da corrida durante o wod.
Medicine ball e abmat
É bom quando saímos suados e exaustos do treino, né? Mas precisamos lembrar que ao usar as medballs ou abmats transferimos nosso suor para os aparelhos. Por isso é importante antes de guardar no lugar, limparmos com os paninhos disponíveis na box.
Magnésio
Já falamos sobre benefícios do magnésio durante o treino em outro artigo aqui no blog. Caso não tenha lido, dá uma passadinha lá que vale a pena. Mas só para reforçar: Nada de tomar banho de magnésio. Use-o sempre com moderação e cuidado para não tirar a eficiência dele e para manter a box limpa para todos nós. Além disso é sempre conveniente dar uma limpada no rig ou na barra que você utilizou. Assim, o próximo colega que irá usar pegará o equipamento limpo.
Guardar equipamentos após o treino
A maioria de nós já viu ou já foi "multado" com burpees por esquecer de guardar algum equipamento né? Mas, mais importante do que guardá-los, é saber a hora de fazer isso.
Todos temos ritmos de treino diferentes. Num WOD de por exemplo, 20 minutos temos alunos que terminam com 11 minutos e outros que não concluem no tempo determinado. É terrível para aquele que ainda está treinando ver os colegas guardarem os equipamentos e se retirarem da área de treino. Ao invés de fazermos isso, que tal a gente tirar esse tempinho para ir incentivar e auxiliar aquele colega que está ainda treinando?
É hora de aprender
A hora mais importante de aprendizado durante o treino é o Skill. É nessa sessão que o coach vai ensinar técnica, tirar vícios, corrigir posicionamento e transmitir todo o conhecimento que ele tem.
Por isso, nesses poucos minutos de explicação, não converse com o colega, não interrompa com assuntos divergentes ao tópico, não se ausente da explicação e o mais importante: se tiver dúvidas, pergunte.
Seu celular é o seu companheiro, certo?
Não durante o treino. Além de tirar seu foco e sua concentração, pode atrapalhar ou atrasar o treino do seu colega. Sempre que possível, deixe o celular no local que destinamos a ele na box. Se você quiser foto ou vídeo do seu treino, fale com a gente que cuidamos disso.
Textão longo né? E aí.. o que achou? Deixe nos comentários a sua opinião, sua crítica ou até mesmo sua sugestão se esquecemos de algo.